segunda-feira, 4 de maio de 2009

Atividade 2 ( Como trabalhar o desenho em sala)

Trata-se de uma relação entre a teoria e a prática, pois um depende do outro e estão interligados.
Acreditamos que aprender a desenhar é tão possível quanto aprender a andar, falar ou escrever. Considerando um desenho mais fiel e realista, permitimos primeiro que o aluno desenvolva seu próprio estilo, de forma dinâmica e versátil, incluindo várias técnicas, passando por diversos tópicos, como retratos, figura humana, composição, natureza dentre outros. Apresentamos primeiramente o mundo do desenho à criança, oferecendo opções para ela encontrar de forma lúdica seu próprio estilo.No ritmo da criança, estimulamos a criatividade e exploramos a imaginação,coordenação motora, atenção e concentração. Além disso é muito importante oferecer bases para o entendimento da arte através do desenho, como por exemplo, noções de linhas,pontos, plano, cor, relações formais,estratégia de construção gráfica.O estímulo para o estudo e a pesquisa é muito considerável também. O desenho é uma representação gráfica de um objeto real ou de uma idéia abstrata. O desenho é uma das formas de expressão mais antigas da humanidade. Utiliza-se o desenho como uma forma de comunicação desde a pré-história, quando os primeiros homens, através de pequenas figuras desenhadas nas rochas e nas paredes das cavernas, manifestavam suas idéias e pensamentos entre si.Na primeira etapa dos desenho é aconselhável que não lhes corrija nem lhes imponham regras nem técnicas de desenho. Podem apresentar-lhes vários tipos de materiais. Além do lápis, a criança pode utilizar tinta,canetinha,giz de cera, recortes, pincel, marca texto, lápis de cor.
Devemos deixar o medo de errar e o compromisso com o desenho certo para outro plano, pois a preocupação exagerada com o desenho impede muitas vezes a existência dele.

3 comentários:

  1. Colegas, continuem postando as atividades do Seminário para acompanhar e fazer as avaliações.

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  2. A disciplina Seminário I acompanha o desenvolvimento das demais disciplinas, por isso, finalizando as disciplinas Interações Culturais e Linguagem Gráfica é preciso finalizar as atividades propostas pela disciplina Seminário I referente a duas outras disciplinas, e postá-las no blog do grupo. Estas atividades são a Atividade 1 a Atividade 12. Aguardo para avaliação do portfólio (blog). Ats. Thiago - tutor a distância

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